segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cabelos cacheados




Cabelo de Phil Smith


Deu no site da Beauty Fair e eu acho o tema tão interessante que resolvi reproduzir a matéria aqui. Vocês sabiam que existem mais de 200 tipos de cabelos cacheados? Esta é uma descoberta do cabeleireiro brasileiro Denis DaSilva, radicado há mais de 20 anos nos EUA onde é sócio de três salões. Especialista no tratamento de cabelos cacheados, o profissional descobriu também que para tipo de cacho existe uma técnica de corte e um tratamento específicos.
Dos 200 tipos de cachos que Denis identificou ao longo dos anos, ele classificou os quatro mais comuns e desenvolveu o conceito Deva Clock Curls, um “relógio dos cachos” que ajuda a na identificação do tipo e estrutura dos cachos e os tratamentos, cortes e penteados mais adequados.
Ondulados
Os níveis de ondulação variam de acordo com o comprimento. Muitas vezes as ondas são cortadas antes mesmo de ganharem espaço para se desenvolver. Normalmente, do ombro para baixo, maior é a tendência à definição das ondas, que podem variar de suaves até as mais definidas.
Cacheados 
Esse tipo de cabelo de ser tratado com produtos emolientes e fortificantes ao mesmo tempo. Uma vez restaurados, os fios devem receber uma quantidade reduzida de condicionador para que não percam o brilho.
Molas (crespos)
Os fios desse tipo de cabelo variam entre os superfinos e os grossos, geralmente são delicados e com tendência a seco, por isso necessita de cuidados especiais. A hidratação é essencial para manter a beleza e a saúde dos fios.
Afros
Os cabelos afros têm as mesmas características dos crespos, mas os cachos são menores e aparecem a partir de alguns centímetros da raiz, com algumas exceções. Os problemas mais comuns a este tipo de cabelo são a falta de brilho e condicionamento. A raiz é mais enrolada e os fios acabam nascendo muito juntos, o que causa o aspecto de “esponja”. Porém, quando cuidados de maneira correta, eles ficam incrivelmente bonitos. A máscara de hidratação é a principal ferramenta para este tipo de tratamento.
Os fios cacheados são mais secos porque a maioria das pessoas trata cabelo e couro cabeludo como uma coisa só, mas eles possuem características totalmente diferentes. Cabelo é queratina e couro cabeludo é pele.  Logo, precisam de tratamentos diferentes.
Cada folículo piloso que produz o cabelo também serve de abrigo para glândulas sebáceas, que liberam a oleosidade que lubrifica o fio. Os cabelos cacheados são mais secos do que os lisos porque há apenas 100 mil fios cacheados em uma cabeça para 120 mil fios de cabelos lisos. Justamente por haver menos fios há menos folículos pilosos e, consequentemente, menos glândulas sebáceas.
Denis daSilva também desenvolveu a linha de produtos Deva, exclusiva para o cuidados dos cabelos cacheados, juntamente com Lorraine Massey, hairstylist americana e hoje sua sócia. No Brasil, os produtos Deva são comercializados pela V.I.S. (Very Important Stylist), divisão profissional do Grupo Ikesaki. Acessem o link abaixo para o texto original.


2 comentários:

  1. Passei apenas para fazer uma breve visita. Adorei o blog, senti falta, apenas, neste post de um cabelo como meu: nem liso, nem enrolado e todo bandido. Pois é, eu sofro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá passei para fazer uma visita !! Adorei !! Este Post então nem se fale !! Me encontrei aí !! Sou nova no mundos do Blogs !!! Me faça uma visita !! www.bazarceliabueno.blogspot.com.. Bjos

    ResponderExcluir

Papo de Beleza da Época Cosméticos: muito legal!

Papo de Beleza da Época Cosméticos: muito legal!
www.papodebeleza.com.br

Este blog é 100% amigo da...

Este blog é 100% amigo da...
www.intercoiffure.com.br

Informe-se sobre a campanha Cabeleireiros Contra a Aids

Informe-se sobre a campanha                  Cabeleireiros Contra a Aids
www.cabeleireiroscontraaaids.com.br
Vira-lata